4 – Encapsulamento – P.O.O.

Paradigmas de Programação – Programação Orientada a Objetos

Introdução

Ola!

Neste documento temos a continuação sobre POO abordada no artigo anterior falando sobre Encapsulamento . Link para quem não acompanhou:  Polimorfismo.

Ainda seguindo um modelo de explicação simplificado, trarei somente o conteúdo sobre Objetos ao fim de apresentar os conceitos ligados a Classes.  Pois para melhor entendimento, assuntos como Classes, Herança, Polimorfismo, Encapsulamento são assuntos mais estratégicos com relação ao assunto Objetos, esse por sua vez sendo mais prático, pois fala de um elemento que realmente realiza operações.

Para esclarecimento, você pode postar suas dúvidas no grupo de estudos, no seguinte link: Grupo Objective-C Brasil.

E dar o seu like se gostar :D!!!

Para quem quiser ajudar, o que seria muito legal, basta entrar em contato comigo pelo meu email ou deixar um post no blog.

Email para contato: tiagofly@hotmail.com

Bons Estudos!!!

Encapsulamento

Acredito que muitos já foram em alguma loja, comprar algo, e simplesmente escolheram o produto, foram até o balcão do estoque e entregaram a nota contendo informações sobre o produto, valor e data de compra… além de outras informações. Então o atendente no balcão do estoque, recebe a sua nota, lê ela com atenção, gentilmente pede que você aguarde e entra em uma porta, depois de alguns minutos, ele retorna com a sua mercadoria.

Em nenhum momento, você foi perguntado sobre em qual prateleira, ou corredor estava a sua mercadoria, ou mesmo você orientou o atendente sobre isso. Ele simplesmente precisou saber qual produto deveria ser buscado, e pronto!

O Encapsulamento, é uma maneira de se pensar em guardar informações. O cliente não precisa saber informações sobre, corredor, prateleira, lote, quantidade no estoque, origem do produto, ou qualquer outra informação interna do Estoque para solicitar um produto, somente precisa da nota, que cotem informações compartilhadas, ou informações comuns, como nome do produto, preço e código do cupom.

Em programação, entendemos o Encapsulamento como um modo de proteger ou limitar o acesso a informações somente aos objetos que possuem elas, não permitindo o acesso direto a uma determinada variável de instancia. Isso pode parecer um modo difícil de se trabalhar, mas imagine você querendo acessar uma variável que pode pertencer a outra, sem mesmo saber se ela está em uso? Ou mesmo mudar o comportamento de um método que afeta uma variável e essa nova condição pode prejudicar indiretamente o funcionamento de outros métodos.

O Encapsulamento é feito na relação da Interface com a Implementação. A interface, será o cartão de apresentação de uma classe, e informará as outras classes oque está disponível para uso comum, tanto em variáveis quanto métodos. Embora existam níveis de encapsulamentos para o próprio método, onde uma variável declarada dentro do método também não estará disponível para os outros métodos dentro da própria classe.

De uma maneira geral pode se dizer que o Encapsulamento, é de uma forma muito abrangente, a visão geral e a base do conceito da P.O.O. já que em muitos casos podemos simplesmente chamar um método e passar um valor a ele e somente receber o resultado desde método sem nos preocupar como é a implementação dele, somente nos preocupamos em passar e depois tratar o que foi recebido dele.

Resumindo de maneira bem simples, o Encapsulamento, é uma maneira de ocultar informações ou melhor dizendo, gerenciar o acesso a algumas informações, e somente permitir a leitura ou a alteração de algum dado por meio de um acesso específico.

Espero que gostem, este conteúdo é muito abrangente e mais terórico, mas em breve será possível vê-lo em prática!!   Bons Estudos!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s