5 – Abstração – P.O.O.

Paradigmas de Programação – Programação Orientada a Objetos

Introdução

Ola!

Neste documento temos a continuação sobre POO abordada no artigo anterior falando sobre Encapsulamento. Link para quem não acompanhou:  Encapsulamento.

Ainda seguindo um modelo de explicação simplificado, trarei somente o conteúdo sobre Objetos ao fim de apresentar os conceitos ligados a Classes.  Pois para melhor entendimento, assuntos como Classes, Herança, Polimorfismo, Encapsulamento são assuntos mais estratégicos com relação ao assunto Objetos, esse por sua vez sendo mais prático, pois fala de um elemento que realmente realiza operações.

Para esclarecimento, você pode postar suas dúvidas no grupo de estudos, no seguinte link:

Grupo Objective-C Brasil.

Para quem gostou e gostaria de acompanhar as novidades no blog é só entrar na página no Facebook: Objectice-C Brasil.

E dar o seu like se gostar :D!!!

Para quem quiser ajudar, o que seria muito legal, basta entrar em contato comigo pelo meu email ou deixar um post no blog.

Email para contato: tiagofly@hotmail.com

Bons Estudos!!!

Abstração

Normalmente, quando planejamos fazer algo, principalmente algo diferente, primeiro pensamos em coisas simples, sem nos preocupar com os detalhes, e sempre procuramos dinamizar de imediato o que queremos fazer, para não perder tempo.

Pensando deste modo, fazemos uma Abstração da realidade, de modo onde focamos somente o objetivo, e os elementos que permitiram esse objetivo se tornar algo concreto.

Pode se dizer que este tipo de conceito, é a base de inspiração que deu origem a P.O.O., pois toda a estrutura da P.O.O. é baseada em Encapsular e dinamizar a criação de Classes, através da passagem de interface para outras classes, como visto em Herança e mais diretamente ligado a Polimorfismo.

Podemos deste modo descrever uma classe utilizando sua interface, sabermos as suas variáveis e seus métodos, sem precisar de modo obrigatório, saber como funciona seus métodos, e como suas variáveis são tratadas, ou as variáveis dentro do escopo dos métodos existem ou não. Apenas vimos o todo.

A abstração é usada quando queremos somente trabalhar com os pontos principais de um programa, sem se preocupar com variáveis ou métodos.

Por exemplo:  Você terá que projetar um programa que armazene informações, como uma agenda, e que enviar essas informações para outros dispositivos de maneira automatizada.

Você pode começar imaginando uma classe Manager_Contacts para controlar a criação de contatos. Uma classe chamada Manager_Contacts_Update que fica responsável por editar as informações dos contatos. Uma banco de dados onde será armazenado e um controlador que faça a transferência dos dados.

Pronto! Tenho uma abstração de um aplicativo, sem ao menos ter que me preocupar com o tipo de alguma variável.

Organizando idéias

A abstração, pode ser um caminho perigoso para os desavisados. Pois embora ajude a aflorar idéias e permitir dar os primeiros passos para uma aplicação, é também um belo caminho aos perigos desconhecidos ou que não foram percebidos durante o vislumbre de suas idéias.

Portanto, uma boa dica para aqueles que começam a rascunhar algo, use sem moderação, o bom e velho lápis e papel, que é, na minha humilde opnião, melhor começo para organizar as idéias.

Rascunhar idéias é bom para não esquecer de como as coisas irão funcionar, e permitir a partir dos ponto importantes, montar e ver como eles irão interagir, e assim se aproximar dos detalhes sem perder o controle, ou ficar em dúvida do que está acontecendo.

Na faculdade tive a oportunidade de aprender um pouco de Portugol. Que é uma maneira de se aprender a Lógica de Programação, onde é visto muito o uso do Algoritmo, para se organizar as idéias de como um programa irá funcionar.

Portanto, para aqueles que se encontram em um ambiente de trabalho, onde não só você irá desenvolver uma solução, aplicação, sistema… ou qualquer coisa quer requer uma união de mentes, você terá várias ferramentas, e a mais usada em muitos casos e lugares é a UML (Unified Modeling Language), que em tradução livre fica Linguagem de Modelagem Unificada, permite que você possa planejar como funcionará um sistema de modo profissional!

E existem editores gratuitos para se criar projetos, abaixo irei deixar alguns link:

Site Oficial UML

Visão Geral de UML no Wikipédia

Ferramenta JUDE para editar modelos em UML

Ferramenta StarUML para editar modelos em UML

E para aqueles que buscam não só uma modelagem de sistema, mas a organizar idéias referentes à programação em si, um editor de Portugol muito bom que encontrei e 100% BR se chama: VisualG

No site http://algoritmizando.com/ você poderá encontrar várias apostilas sobre algoritmos e portugol e fazer download gratuito desta otima ferramenta.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!!!

Anúncios

Um comentário em “5 – Abstração – P.O.O.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s