Dicionário de Termos de Programação

Este documento tem por objetivo servir de referência complementar ao estudo de POO na linguagem Objective-C, sendo plausível a futuras alterações e correções.

Variáveis

As variáveis são elementos que armazenam algum tipo de valor. Sua utilização visa a fornecer informações à aplicação que se utilizará delas para realizar alguma tarefa.

Exemplo:

int anoDeAniverário = 1986;
char nomeEstudante = “Rafaela”;
float numeroAproximado = 12.152

Variáveis Locais e Globais

Durante o desenvolvimento de um aplicativo, é responsabilidade do programador, determinar quais funções ou métodos terão acesso a algumas variáveis para evitar erros de cálculos e operações, então toda linguagem orientada a objetos, possui um controle para determinar quem ou quais funções ou métodos terão acesso a alguma variável.

Variáveis Globais

Uma variável global é determinada pela possibilidade de ser acessada de qualquer ponto do programa (código fonte) por qualquer função ou método. Não tendo restrições ou controles de acesso. Por este motivo seu uso deve ser sempre muito bem observado pelo programador.

Variáveis Locais

Uma variável local é caracterizada por ter seu acesso (poder ser alterada ou lida) limitado dentro da declaração de uma classe, método ou função. Sendo acessível somente dentro do local em que foi criada/declarada.

Variável de Instância ou iVar

Uma variável de instância, é aquela que já esteja dentro de um objeto. Em termos gerais, é uma variável em um objeto/instância de uma classe em uso em runtime. É a variável que somente podem ser acessadas pelo objeto da própria classe, que também a herda quando se cria uma subclasse, ou seja, a subclasse recebe essa variável de instância com as mesmas configurações que ela foi criada na classe pai.

Tipos de Variáveis

Quando se cria uma variável, é necessário informar que TIPO de informação que ela irá armazenar/conter, isto determina o tipo da variável. Existem os tipos escalares ou tipos primitivos, em que são herdados da Linguagem C que são:

int – Armazena números inteiros. Exemplo: int tamanhoTenis = 36;
float – Armazena números fracionários. Exemplo: float kilometroCidade = 357.52;
bool – Armazena valores lógicos. Exemplo: bool verdade= YES; bool negacao = NO;
string – Armazena uma sentença de caracteres: string fraseDita = @”Adoro programar”;

As variáveis escalares são efêmeras e não constituem mais um foco ideal para se programar, sendo que Obj – C possui um conjunto melhor de tipos para atender melhor a construção e a velocidade de desenvolvimento do projeto.

Exemplo:

Em vez de declarar uma string deste modo:

string *modeloAntigo = @”Modo antigo de declarar”;

É feito uma declaração com base em uma classe string que possuem métodos que podem dinamizar o tratamento do conteúdo da variável, ficando assim:

NSString *melhorModo = @”Melhor modo de armazenar uma string”;
Isto não se restringe somente a esses tipos possuindo também NSNumber, id, NSDate e muitos outros.

Casting ou Conversão de Tipos

Em muitos momentos é necessário mudar o tipo de dado contido ou apontado por uma variável para atender uma tarefa interna de processamento ou uma solicitação do usuário.

Por exemplo, você pode criar um aplicativo calculadora. A entrada digitada pelo usuário será armazenada em variáveis que do tipo string e posteriormente para finalidade de calcular o valor ele é convertido para o tipo int, e o resultado da operação é convertido novamente para tipo string para ser exibido na tela.

Ponteiros

Os ponteiros são operadores utilizados para apontar o endereço de um dado/informação na memória. Eles são usados rotineiramente na criação de variáveis que armazenam textos e é representado pelo sinal de asterisco ( * ).

Exemplo: NSString *nomeDoPais;

Atributo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s